Informar não é comunicar

Por Michelle Palermi 04/10/2019 - 23:21 hs

Você sabia que informação não é a mesma coisa que comunicação? Eu escrever uma informação ou deixá-la em alguma plataforma/rede social, não significa que eu estou me comunicando. A comunicação só existe quando há troca, entre ouvinte e locutor. Caso eu não tenha quem me leia ou escute, é apenas informação. Mas se eu tiver, tornou-se comunicação.


Parece complexo, porém é mais simples do que imaginamos. Só que nem sempre o simples é o que conseguimos executar no dia a dia. Portanto, listo aqui alguns motivos para você treinar a comunicação dos funcionários da sua empresa!


- Você terá melhores resultados

Isso é fato! Quando você entende que seus gestos, suas palavras e até sua roupa estão comunicando inconscientemente algo sobre você, você passa a querer fazer isso de forma consciente e escolher os resultados que quer ter com isso. Devemos perceber também que cada pessoa entende sua mensagem de uma maneira e, quando compreendo os sinais visuais, sinestésicos e auditivos, chego mais facilmente ao meu público/cliente.


- Motivação e harmonia na equipe

Novos conhecimentos e bom conteúdo ampliam as ideias, trazem novos ares ao trabalho de cada dia, motivando a equipe e estimulando a boa comunicação em grupo.


- Competitividade e valorização no mercado

Para estar à frente no mercado de trabalho é preciso investir. Mas invista em pessoas, pois esse é o seu maior triunfo e o verdadeiro caminho para o sucesso. O restante flui com muito mais naturalidade, trazendo à sua empresa um diferencial importante.


- Eleva produtividade

Quando aprendemos a nos comunicar de maneira consciente, entendemos a importância do tempo e da produtividade para o crescimento pessoal e da empresa. Contudo, o despertar da consciência, os bons resultados e a valorização da equipe, trazem rendimento elevado no ambiente profissional.


A comunicação é vital e esses são só alguns pontos importantes para sua organização. Portanto, para atingir metas e objetivos, comunique-se além da informação!